Os objetivos organizacionais só podem ser atingidos com e através de pessoas.
Nos nossos mercados de trabalho observa-se um movimento permanentemente crescente de procura de profissionais habilitados, eficazes e dinâmicos.
As empresas e organizações demonstram uma necessidade permanente de captar profissionais capazes de se integrarem com impacto positivo nas suas estruturas de trabalho e de produção.
Os atuais processos de recrutamento e seleção impõe a todos os seus intervenientes expectativas elevadas de contribuição para o prolongamento do ciclo de vida das empresas e organizações, para a restruturação contínua dos mercados, para a melhoria contínua dos procedimentos, dos processos e dos resultados, e, consequentemente, para que se alcancem todo o tipo de objetivos de sucesso individual e coletivo.
O principal objetivo da seleção é recrutar os melhores de entre o universo de candidatos disponíveis, num processo pelo qual se pretende obter uma escolha acertada face ao perfil definido para a categoria e para as funções e cargos a desempenhar. O processo para captar este tipo de profissionais é de extrema importância e sensibilidade, pelo que os cuidados a ter com a condução de processos de recrutamento e seleção assertivos são de máxima relevância, e o recrutamento nunca teve importância tão significativa nos resultados de uma empresa como nos mercados atuais.